quinta-feira, 25 de junho de 2009

- Densidade Populacional ou demográfica


Densidade populacional ou densidade demográfica é a medida expressa pela relação entre a população e a superfície do território, geralmente aplicada a seres humanos, mas também em outros seres vivos (comumente, animais). É geralmente expressa em habitantes por quilómetro quadrado.

O país com a maior densidade populacional é Mônaco e a menor é a Mongólia.


Brasil
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE o Brasil em (2006) possuía 187.000.000 de habitantes em uma área de 8.514.215,3 km², ou seja, uma densidade demográfica de 21,96 habitantes por quilômetro quadrado.

No mapa acima podemos observar as áreas mais populosas, representadas pelas cores pretas e marrom escuro. A ocupação humana é maior no litoral ou numa zona até 500 quilômetros. Isto se explica porque no início da colonização brasileira estas foram as primeiras áreas a ser ocupadas. Nesta área é forte a presença econömica da indústria, da agropecuária enquanto que no interior, além da última, é notável a mineração. Em Minas Gerais e em São Paulo a ocupação humana seguiu este padrão, determinada pela colonização original de portugueses. No Sul a ocupação foi mais lenta e contou com a ajuda de italianos e alemães, devido a estruturação determinada pelo governo para a ocupação do sul.

No Norte do Brasil, ainda existem grandes vazios urbanos, A densidade demográfica é baixa em função da gigante interiorização e de grandes áreas ainda intocadas, como a ocupada pela floresta amazônica.


Portugal
Segundo as recentes estatísticas, Portugal contava com uma população de 10.566.212 habitantes em 2005. Com uma área de 92.391 km², o país apresentava uma densidade populacional de 114 hab/km², ou seja, a 66.ª posição a nível mundial.

O que fazermos para obter a densidade demográfica de um país ?

dividir o n° de habitantes pelo tamanho do pais, ex:
100.000 hab 1000m²= 100 hab. por m²

A capital de maior densidade demográfica do Brasil é Fortaleza.

Fortaleza é a capital do Ceará desde 1799, quando esse estado se tornou uma capitania independente. Seu nome tem como referência o Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses durante sua ocupação no local, em 1649. Fortaleza é a capital de maior densidade demográfica do país com 7,76 hab/km². É a cidade mais populosa do Ceará, a quinta do Brasil de acordo com o IBGE.

Nomes : Rafaella de Souza 25 ; Camila Meira 04 e Cristina Moraes 07

2 comentários:

  1. GOSTEI MUITO DO BLOG MAIS NAO ERA EZATAMENTE ESSE ASSUNTO QUE EU QUERIA MAS TUDO BEM TEM OTIMA EXPLICAÇAO E O TEXTO MAQUINIFICO

    ResponderExcluir