domingo, 21 de junho de 2009

Fluxos Migratórios no Mundo



Fluxos Migratórios no Mundo

As migrações internacionais nos últimos dois séculos podem ser divididas em pelo menos três fases distintas. A primeira delas, do século XIX até a Segunda Guerra Mundial; a segunda, de 1945 até o início dos anos 1970 e, a última fase, seria aquela que vem ocorrendo nos últimos trinta anos.

A primeira fase teve como uma de suas características principais o fato de que a grande maioria dos imigrantes era originária do continente europeu. Essa intensa imigração teve como causa principal uma forte pressão populacional resultante da explosão demográfica pela qual os países do continente vinham passando desde meados do século XIX.

Os imigrantes eram originários de toda a Europa, mas os britânicos, italianos, alemães, espanhóis, russos e portugueses se constituíram em mais de 80% do total. De maneira geral, ele
s se dirigiram para países “novos” como os EUA, que recebeu aproximadamente 33 milhões de imigrantes, a Argentina (6,4 milhões), o Canadá (5,2 milhões), o Brasil (4,4 milhões) e a Austrália (3 milhões). Juntaram-se a estes fluxos aqueles formados por europeus que se dirigiram para as colônias.

Os fluxos migratórios da segunda fase (1945/70)

Depois da Segunda Guerra, os fluxos migratórios mudaram radicalmente. A Europa com o fim do conflito precisava promover sua reconstrução e, para isso, era necessário um tipo de mão-de-obra não-qualificada para desenvolver determinadas ocupações que um europeu “médio” não estava mais disposto a exercer.

Os fluxos migratórios da dos últimos trinta anos


Por volta do meio da década de 1970, os fluxos migratórios denominados por alguns como “migrações de trabalho” diminuíram sensivelmente ou simplesmente estancaram em razão da crise econômica e do aumento do desemprego. A imigração clandestina passou a ser o componente maior das migrações que se dirigiam para a Europa e para os EUA.

Novos fluxos migratórios

Segundo a ONU, em 1995, havia entre 120 e 130 milhões de pessoas vivendo fora de seu país, não sendo contados aí aqueles indivíduos classificados como refugiados. A última década do século XX conheceu uma diversificação das destinações. Os países mediterrâneos componentes da União Européia passaram à condição de terra de acolhimento de imigrantes. Ao mesmo tempo, o
s fluxos migratórios se acentuaram na Ásia de sudeste e leste.

Novos fluxos migratórios ligados à abertura das fronteiras da Europa de Leste e da antiga URSS passaram a se dirigir especialmente para a Alemanha.

Deve-se lembrar também que cerca de 1 milhão de judeus deixou a Rússia e dirigiu principalmente para Israel.

Entre 1991 e 2000, os fluxos migratórios mundiais em direção à Europa norte - ocidental devem ter sido da ordem de 15 milhões de pessoas, sendo que metade delas vindas do antigo bloco soviético e, o restante, originários do Magreb, África em geral e Ásia.












Rubens e Mateus



9 comentários:

  1. ahahahahahahahahahahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Qual salvam seus trabalhos fdp

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo contexto passou informações adequadas.

    ResponderExcluir
  4. Os nerds de hoje são os patrões de amanhâ.

    ResponderExcluir
  5. parabéns me ajudou bastante .

    ResponderExcluir
  6. Isso me ajudou muito obrigado.
    Mas só uma coisinha, se vocês pudessem mudar,no lado direito da página do blog quando pergunta "o que você achou do blog", por favor consertem o 'ruin' porque o modo certo de escrever é com 'm' no final, ou seja, 'ruim'...

    ResponderExcluir
  7. Ajudo pakas, meu trampo de geografia, zika dms

    ResponderExcluir
  8. parabens pelo blog eu ajudo o seu blog e vcs ajuda meu canal do youtube

    youtube.com/user/FaltalPlugins

    ResponderExcluir